top of page

Os valores humanos expressos no rescrito do Imperador Meiji acerca da educação

  • Eduardo Nunes da Silva
  • 10 de jan. de 2017
  • 2 min de leitura

Que acontece com a conduta de uma pessoa quando sua mente retoma seu estado natural? Passa a executar os princípios de vida humana declarados pelo Imperador Meiji no Rescrito Imperial da Educação e vive respeitando os pais, harmonizando-se com os irmãos, sendo gentil com os amigos e amando o cônjuge. O caminho indicado pelo Imperador Meiji é a grande senda do céu e da terra, absolutamente simples e natural. Portanto, se a esposa conseguir cumprir naturalmente o dever filial, o corpo físico também retoma seu estado natural e recupera a saúde. Com isso, já houve, no passado, uma seita que promovia a cura de doenças, melhorando a saúde dos fiéis, tendo como doutrina o respeito, amor e gratidão aos pais. A mente, que retribui ao amor dos pais e se harmoniza com eles, faz com que o homem retorne naturalmente ao cominho do céu e da terra, o que o torna saudável.

(TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida, v.36. 2ed. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2001. p.54)

RESCRITO IMPERIAL ACERCA DA EDUCAÇÃO

Eu acredito que os antepassados da Família Imperial fundaram com grandioso ideal esta nação em tempos longínquos praticando profunda virtude moral. Acredito que o povo, por sua vez, com o coração unido em uma só alma, no cumprimento da fidelidade absoluta aos imperadores e do dever filial, demonstrando a beleza em admiráveis feitos, caracterizada pela magnífica edificação do país, isto se deve ao seu elevado caráter; eis aqui o princípio fundamental da educação.

Portanto, peço a vós ao povo nipônico, filhos da nação, que vivam respeitando os pais; em harmonia entre os irmãos; sendo gentis com os amigos e amando o cônjuge; confiando mutuamente entre os amigos; sendo humildes no comportamento; caridosos com todos; dedicados aos estudos; laboriosos em seus ofícios; cultivem as faculdades intelectuais; pratiquem as virtudes morais; contribuindo para o bem estar da comunidade; respeitando as leis e mantendo a ordem da nação. E nos momentos de crises nacionais, que sejam inevitáveis, sejam heroicos, colocando vossa lealdade a serviço da nação, preservando a paz e ajudando o destino da infinita Corte Imperial. A observância destes deveres constitui não só a obrigação natural do meu povo fiel, mas significa também exaltar as tradições maravilhosas cultivadas e legadas pelos antepassados.

Este caminho é, não apenas os preceitos dos antepassados da família imperial, como também verdadeiro ensinamento a ser rigorosamente cumprido pelos descendentes de um povo justo e honesto, válidos independente da época, tanto no Japão como em outros países do mundo.

 
 
 

Comentarios


Destaque
Tags

© Vivências e Reflexões. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page