top of page

Filhos, uma bênção de Deus

  • Publicado na Revista Pomba Branca 383
  • 26 de abr. de 2017
  • 3 min de leitura

Ter e criar filhos é uma maravilhosa benção e oportunidade que recebemos de Deus de ter sob nossa tutela individualidades que, cada um à sua maneira, devem espelhar a Perfeição Divina. Não deixa de ser também uma valiosa oportunidade de crescimento pessoal e de aprimoramento espiritual. Além disso, criar filhos é um desafio para colocarmos em ação nossa capacidade intuitiva e para lidarmos com nossas próprias emoções e conteúdos mentais, conscientes e inconscientes. O poeta Vinícius de Morais escreveu para seu filho Pedro este doloroso texto:

Por isso que eu chorei tantas lágrimas para que não precisasse chorar, sem saber que criava um mar de pranto em cujos vórtices te haverias também de perder. E amordacei minha boca para que não gritasses e ceguei meus olhos para que não visses; e quanto mais amordaçado, mais gritavas; e quanto mais cego, mais vias.

O texto mostra, de maneira eloquente, um tipo de erro que muitos pais, acabam cometendo, tentando superproteger os filhos e, assim, criam “mares de pranto” em que se perdem eles próprios e os filhos. Devemos proteger quando preciso, mas permitir que eles vivam suas próprias experiências e possam ter um desenvolvimento psicológico e afetivo saudável, aprendendo a lidar com adversidades que a vida sempre nos apresenta. Acredite, seus filhos são fortes e se desenvolverão ainda mais, aprendendo e se divertindo com as dificuldades, como nos propõe o mestre Masaharu Taniguchi em O Livro dos Jovens.

Na Revelação Divina da Educação Infantil consta: “Muitas mães se preocupam demasiadamente com seus filhos e, consequentemente, lhes transmitem vibrações mentais negativas, prejudicando-lhes a saúde e o destino”. Nós, pais e mães, devemos cuidar, para não tolhermos a liberdade e a felicidade de nossos filhos, tentando protege-los através de nosso próprio arbítrio e limitações.

Outro ponto importante é que os pais estejam atentos para não tentarem se realizar e resolver suas frustrações por meio dos filhos, tentando transformá-los em uma extensão de si mesmos. Como a paciente Maja, citada no livro Prisoners of Childhood, da psicanalista suíça Alice Miller, que se queixava por haver sido tratada como se fosse a “pedra preciosa” da “coroa da mãe”. Nossos filhos não são a pedra preciosa de nossa coroa. Suas vidas não tem o objetivo de glorificar nossa vida. Cada um deverá buscar a realização pessoal, de acordo com a missão que lhe foi atribuída por Deus.

Devemos amar infinitamente nossos filhos, mas isto não quer dizer que devamos viver a vida deles, tentando inutilmente superprotegê-los. A Revelação Divina da Educação Infantil nos ensina que “Quem pensa que seus filhos são filhos dos homens terá de viver preocupado a vida toda para criá-los. Porém, quem os considera filhos de Deus, os respeita e cuida deles com zelo, mas sem preocupação alguma, pois sabe que Deus os está protegendo”.

É natural que os filhos se espelhem em seus pais, encontrando o caminho para o próprio amadurecimento, e abrindo o caminho para autorrealização. Para auxiliá-los nessa tarefa, antes de tudo, os pais devem buscar o próprio desenvolvimento. Vinícius de Morais também escreveu ao filho Pedro:

E minha vida, mais que ser um templo, é uma caverna interminável, em cujo recesso esconde-se um tesouro que me foi legado por meu pai, mas cujo esconderijo eu nunca encontrei, e cuja descoberta ora te peço.

Para auxiliar os filhos a descobrir o “tesouro interior”, legado pelos pais e pelos antepassados, os próprios pais devem empreender a “jornada interior”, em busca do tesouro que existe em suas vidas, que é, sim, um “templo sagrado”. Quanto mais praticarmos a Meditação Shinsokan e lermos as palavras da Verdade, mais nos tornaremos conscientes da presença do “tesouro interior”, que é a Presença de Deus em nós. Com esta consciência e plena confiança e alegria, estaremos prontos a acompanhar o desenvolvimento dos filhos, protegendo dentro de limites razoáveis e libertando-os sempre, confiantes na proteção divina.

 
 
 

Comentarios


Destaque
Tags

© Vivências e Reflexões. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page